Pneuscar conquista mais uma vez a certificação ISO 9001-2015

190718140623

Em 1984, situada em um pequeno galpão localizado na Rodovia Presidente Dutra a Pneuscar deu início ao que veio a transformar-se em um grande empreendimento voltado às reformas de pneus.

A notoriedade que a empresa ganhou se traduz em uma área de aproximadamente 6.000 m², onde são realizados dos mais simples aos mais complexos serviços de reparação e recauchutagem de pneus, oferecendo aos seus clientes um tratamento diferenciado.

Com a meta de padronizar e otimizar a performance dos produtos, a Pneuscar está sempre investindo em inovação, prezando por equipamentos modernos e uma mão de obra especializada.

Toda essa evolução nos serviços prestados está associada às participações dos dirigentes da empresa em feiras internacionais relacionadas ao segmento, trazendo para a organização as melhores técnicas disponíveis no mercado.

Tudo isso culminou no fato da Pneuscar ter sido a primeira reformadora de pneus da América Latina a ser certificada ISO 9001 e sai na frente, mais uma vez, ganhando novamente essa certificação e fazendo o up grade para a nova versão 2015 da norma, sendo a primeira do Estado a ser acreditada no novo modelo.

Para entender o que isso significa, é necessário primeiro entender o que são os Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) e o Certificado ISO 9001-2015 e como isso beneficia a Pneuscar e seus clientes.

Sistema de Gestão de Qualidade

Antes de falarmos do Sistema de Gestão de Qualidade em si, é preciso entender o que cada coisa é separadamente.

Ou seja, é preciso entender o que é um sistema e o que é gestão, e saber a relevâncias destes dois termos em conjunto.

Sistema é um conjunto de elementos, colocados juntos para se atingir um mesmo objetivo. Já a gestão é o ato de administrar de forma organizada.

Dessa forma, um Sistema de Gestão pode ser compreendido como um conjunto de elementos e tarefas que sirvam para gerenciar a empresa, ou algum setor dela.

Por sua vez, o Sistema de Gestão de Qualidade abrange a parte voltada a qualidade do processo produtivo, como foco ainda na satisfação do cliente em relação aos serviços prestados pela empresa.

Ao entender o que é o Sistema de Gestão de Qualidade, podemos passar para a explicação da sua relação com a certificação ISO 9001-2015

A Certificação ISO 9001-2015

A ISO 9001-2015 é uma norma do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), com reconhecimento internacional, sendo usada por diferentes organizações que procuram comprovar a sua capacidade em fornecer seus produtos e serviços que atendam todas as necessidades de seus clientes.

Além disso, a certificação ISO 9001-2015 possibilita a empresa testar o cumprimento de diversos requisitos legais para exercer suas atividades, sem falar do cumprimento de regulamentos específicos, tudo com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente através das melhorias de processos e avaliações de satisfação.

A norma ISO 9001-2015 aplica-se a toda e qualquer organização, sem levar em consideração seu tamanho, setor de atuação ou mesmo os produtos e serviços que disponibilizam.

Mas para conseguir uma certificação ISO 9001-2015, a empresa deve avaliar seus riscos e oportunidades, além de aplicar a abordagem Business Assurance do LRQA. Traduzindo, a empresa precisa garantir sua conformidade com as normas, focando na identificação de melhorias que possa aplicar e os principais riscos que corre em realizar mudanças significativas.

Na prática, o que isso significa para a Pneuscar e seus clientes?

Os Benefícios da Certificação ISO 9001-2015

Dentre todos os benefícios que a certificação ISO 9001-2015 pode trazer, podemos citar:

  • Adoção de práticas aceitas internacionalmente, com reconhecimento da gestão de qualidade;
  • Abordagem de oportunidades e riscos de modo estruturado, aplicando melhorias em seu sistema;
  • Melhor avaliação a respeito do contexto organizacional, melhorando o pensamento conjunto da empresa em face aos riscos;
  • Melhor gestão da forma como interage com os fornecedores;
  • Melhorias aplicadas ao sistema de gestão, prezando pelo atendimento aos consumidores, clientes e quaisquer interessados nos serviços da empresa.
  • Aplicação de melhorias na qualidade dos produtos e serviços fornecidos, além dos processos que a empresa realiza, tudo para que a satisfação do cliente seja colocada em primeiro lugar;
  • Possibilidade de fidelização e retenção dos clientes;
  • Otimização da produtividade da empresa, de modo organizado, fazendo com que se reduzam os riscos e custos.

Seja para a própria Pneuscar, ou para seus clientes, o fato da empresa ter sido a primeira reformada de pneus da América Latina a conquistar a Certificação ISO 9001 mais uma vez, saiu na frente fazendo o up grade para a nova versão 2015 da norma, sendo a primeira do Estado a ser acreditada no novo modelo, faz com que se exponha o comprometimento da empresa na satisfação do cliente através de um serviço de qualidade.

O Certificado ISO 9001-2015 comprova a atenção que a Pneuscar em colocar o cliente em primeiro lugar, trazendo inovação e melhorias para o setor de recauchutagem de pneus.