Banda de Rodagem: Conheça seus tipos e sua importância para os pneus

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Os pneus são a única parte do veículo que tem contato direto com o solo, e precisam de uma maior atenção. Por isso, é importante ter conhecimento sobre cada parte do pneu para aumentar a sua segurança é dar mais tempo de vida útil ao pneu.

Para garantir um maior segurança, desempenho, conforto e estabilidade, é necessário escolher o desenho da sua banda de rodagem da forma correta. E com as novas tecnologias que vem surgindo no mercado, as bandas de rodagem possuem cada vez mais durabilidade.

Quer saber mais sobre os tipos de banda de rodagem e a importância dela para o seu pneu? Continue acompanhando o nosso post!

O que é Banda de Rodagem?

A Banda de Rodagem é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Ela é quem proporciona tração, frenagem, dirigibilidade, capacidade de dispersão de água e quilometragem satisfatória para os veículos.

A Banda de rodagem é dividida em duas partes:

- Sulcos

A função dos sulcos é drenar a água que entra em contato com o pneu, evitar deslizamentos e refrigerar. Alguns pneus possuem mais sulcos do que outros, o que significa que são mais aderentes, principalmente em dias de chuva.

- Ranhuras

São os espaços que tem na banda de rodagem, por onde passar o ar e refrigera a borracha. As ranhuras também são responsáveis por diminuir a ressonância. 

Qual a importância da Banda de Rodagem?

A profundidade do sulco é um dos detalhes mais importantes da banda de rodagem, porque é ele que determina quando é necessário fazer a troca do pneu. A hora certa de trocar o seu pneu é quando a profundidade atinge 1,6 MM.

É importante que na hora da recapagem, a banda corresponda corretamente ao pneu, pois se não for, ela pode perder todas as características para qual ela foi destinada. Por isso é necessário se atentar a qual tipo de desenho o pneu foi fabricado, para que nova banda de rodagem traga condições de operação igual ou melhor que antes.

Caso seja colocada a banda errada, o pneu pode apresentar desgastes irregulares, baixa quilometragem, aumento no consumo de combustível e provável perda da carcaça, o que vai pesar no seu bolso. Outros problemas podem ir surgindo com o tempo, como derrapagem e dificuldade de locomoção, além de baixa frenagem e dispersão da água em dias de chuva.

 Tipos de Banda de Rodagem

- Banda de Rodagem direcional

A Banda de Rodagem direcional garante estabilidade nas curvas, é o pneu que tem o melhor desempenho em pistas molhadas e tem a maior velocidade.  

Ele é fácil de ser identificado pois tem um desenho bem característico, em formato de “V”, apontando para um único sentido.

- Banda de Rodagem mista

A Banda de Rodagem mista foi desenvolvida para proporcionar menor geração de calor e maior resistência a cortes, com uma quilometragem superior a 30% em relação a versão anterior, contribuindo para a durabilidade da carcaça e potencializando os resultados da frota.

Sua tecnologia proporciona ao motorista uma maior segurança e custo-benefício e é ideal para uso em obras e terraplenagem, e também para estradas em más condições.

- Banda de Rodagem de tração

Usado em transportes de carga ou de passageiros em rodovias e estradas pavimentadas que exijam longos períodos de viagem.

Também apresenta maior drenagem de água e menor acúmulo de pedras, o que gera mais economia e segurança. Além disso, possui sulcos largos, profundos e abertos e é mais plana.

- Banda de Rodagem Off the Road

Nos pneus Off the Road, os sulcos da Banda de Rodagem tem uma função diferente, eles suprimem o barro, a lama e até pequenas pedras, já que são projetados para rodar em terrenos irregulares.

Eles costumam ter grandes blocos de borracha na Banda de Rodagem, posicionados para garantir a tração nos pisos mais adversos. Além disso, sua Banda é mais espaçada, com sulcos mais largos e carcaça reforçada.

A banda de rodagem é uma parte muito importante do pneu, ela vai determinar a hora de certa de troca-lo. A recauchutagem é o serviço utilizado para essa troca da banda de rodagem dos pneus, mas fique sempre atento a profundidade do sulco para saber exatamente quando fazer essa troca.

Quer saber sobre cada parte do pneu? Confira também: http://www.pneuscar.com.br/blog/55/voce-sabe-como-identificar-cada-detalhe-e-partes-dos-seus-pneus