A importância do rodízio de pneus para a sua frota

O cuidado com os pneus é um assunto que merece muita atenção por parte de motoristas e donos de frota. Mais do que a segurança de quem está dirigindo ônibus e caminhões, o bom estado desse item também interfere na segurança de outras pessoas, das cargas ou de passageiros transportados. Uma das maneiras que garantem a precaução e maior vida útil é realização periódica do rodízio de pneus. Esse rodízio nada mais é que inverter os pneus de um mesmo veículo, colocando-os em diferentes posições para garantir um desgaste por igual entre todos eles e evitando sua desarmonia. É importante ter atenção ao realizar esse processo, pois cada veículo possui a maneira correta de realizar o rodízio entre seus pneus. 

Existem dois principais motivos para realizar o rodízio dos pneus: assegurar que o seu veículo tenha mais estabilidade, principalmente durante freadas e curvas, e claro, aumentar sua vida útil. Além do desgaste, o consumo de combustível é maior em veículos que estejam rodando com pneus irregulares.
É interessante fazer o rodízio dos pneus junto com o alinhamento e balanceamento. Ao realizar os três ao mesmo tempo você economiza, parando o veículo apenas uma vez. Normalmente a indicação é que as três manutenções sejam feitas a cada 10 mil quilômetros rodados, ou antes se aparecer a necessidade de realizar algumas delas.

Lembre-se: a calibragem regular deve ser realizada em média uma vez por semana, garantindo um desgaste menor e de forma mais regular.
Cuidar bem dos seus pneus é a melhor forma de garantir economia e segurança para toda a sua frota, suas mercadorias e seus passageiros.

311019132505