Banda de rodagem: fique atento ao desgaste

 

Os pneus são a única parte do veículo que tem contato direto com o solo e precisam de maior atenção. Por isso, é importante ter conhecimento sobre cada parte do pneu para aumentar a sua segurança e dar mais tempo de vida útil ao pneu.

Para garantir maior segurança, desempenho, conforto e estabilidade, é necessário escolher o desenho da sua banda de rodagem da forma correta. E com as novas tecnologias que vem surgindo no mercado, as bandas de rodagem possuem cada vez mais durabilidade.

A profundidade do sulco é um dos detalhes mais importantes da banda de rodagem, porque é ele que determina quando é necessário fazer a troca do pneu. A hora certa de trocar o seu pneu é quando a profundidade atinge 1,6 mm.

É importante que na hora da recapagem, a banda corresponda corretamente ao pneu, se não for, pode perder todas as características para qual ela foi destinada. Por isso é necessário se atentar a qual tipo de desenho o pneu foi fabricado, para que nova banda de rodagem traga condições de operação igual ou melhor que antes.

Caso seja colocada a banda errada, o pneu pode apresentar desgastes irregulares, baixa quilometragem, aumento no consumo de combustível e provável perda da carcaça, o que vai pesar no seu bolso. Outros problemas podem ir surgindo com o tempo, como derrapagem e dificuldade de locomoção, além de baixa frenagem e dispersão da água em dias de chuva.

 

121119155909