Pneus-conceito da Goodyear oferecem uma visão do futuro

  • Tecnologias inovadoras de pneus são apresentadas no Salão Internacional do Automóvel de Genebra
  • Conceitos “BHO3” e “Triple Tube” redefinem o papel que os pneus podem desempenhar dentro de alguns anos

Genebra, Suíça, 3 de março de 2015 - Dois pneus-conceito inovadores apresentados pela Goodyear Tire & Rubber Company, nesta semana, no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, podem mudar radicalmente o papel dos pneus de automóveis no futuro.

Embora os dois pneus sejam conceituais, as tecnologias futuristas instigam a imaginação e dão uma visão das inovações práticas que podem estar a caminho.

O primeiro conceito - chamado "BHO3" - oferece a possibilidade de carregar as baterias de veículos elétricos, transformando o calor gerado pela rolagem dos pneus em energia elétrica. O segundo conceito - denominado "Triple Tube" - contém três tubos que se ajustam à pressão de enchimento dos pneus, em resposta às mudanças nas condições da estrada, oferecendo novos níveis de desempenho e versatilidade.

“Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro”, disse Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornem mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis.”

BHO3

Este pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando ele flexiona durante a rolagem em condições normais de condução do veículo. Os materiais utilizados otimizam a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência à rolagem.

À medida em que a demanda por carros elétricos cresce, esta tecnologia poderá contribuir significativamente para a solução dos desafios futuros de mobilidade.

TRIPLE TUBE

Este pneu tem três câmaras internas. As câmaras estão localizadas abaixo da banda de rodagem e perto das paredes interiores e laterais do pneu, bem como no centro. O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras individuais, ou tubos. O pneu se ajusta automaticamente - por conta própria - em três posições diferentes com base nas condições da estrada.

  • Posição Ecológica / Segurança: com a inflação máxima em todos os três tubos – oferece menor resistência à rolagem.
  • Posição esportiva: com a inflação reduzida dentro do tubo da parede interior - proporciona aos motoristas boa manobrabilidade em piso seco por meio de uma área de contato otimizada.
  • Posição de segurança em piso molhado: com a inflação maximizada no tubo central - oferece alta resistência à aquaplanagem por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu.

Embora estes pneus sejam conceitos para o futuro, Zekoski diz que eles representam um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear, incutindo uma mentalidade de futuro voltada para o mercado nas equipes de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

"É mais importante do que nunca que nós nos mantenhamos firmemente enraizados em nosso processo de inovação voltado para o mercado, o que exige que foquemos e antecipemos as necessidades dos nossos clientes, que estão em rápida evolução", disse Zekoski.