APRENDA A FORMA IDEAL DE FAZER A GESTÃO DE PNEUS DA SUA FROTA


O transporte rodoviário é muito importante para a economia do nosso país. O Brasil tem dimensões rodoviárias continentais, e a infraestrutura das estradas precisam ser melhoradas para atender o número de frotas que circulam. Por isso, sempre um desafio para quem trabalha como gestor.


O controle de pneus é uma das grandes preocupações dos gestores de frotas. Esse profissional precisa estar sempre atualizado para adotar estratégias que reduzam os custos e mantenham um serviço de qualidade.


Os gastos com os pneus ocupam a segunda posição no ranking de custos operacionais da operação logísticas, tornando fundamental o controle da frota nessas horas, que deve ser realizada com qualidade e agilidade.


Quer conhecer mais sobre a importância da gestão de pneus para a sua frota e como deve ser feito? Continue acompanhando o nosso post blog!


Qual a importância da gestão de pneus da sua frota?


A gestão de pneus da frota ajuda a compreender melhor a origem dos maiores gastos e a procurar alternativas que contribuam para reduzi-los. Ela também está ligada diretamente a segurança em estradas. Quando circulam veículos com pneus que já deveriam ter sido trocados, o que pode aumentar o risco de acidentes.


Uma das principais justificativas para esse tipo de controle é justamente a economia. Afinal, para uma empresa manter os seus preços competitivos, é necessário contabilizar todos os gastos envolvidos. Custos como abastecimento, reposição de peças e manutenção tem ligação direta com a margem de lucro. Outra justificativa é a segurança do motorista do veículo e da carga transportada.


Essas medidas preventivas, também contribuem para o aumento da vida útil dos seus pneus. Por ser um produto de alto custo, nada melhor que conservá-los de uma maneira inteligente. A manutenção do motor também é importante para evitar gastos.


Alguns fatores aceleram o desgaste dos pneus e precisam do seu monitoramento constante, como:


- idade da frota;


- condição das estradas;


- conservação do veículo;


- peso da carga transportada;


- comportamento do motorista ao volante.


Como fazer a gestão da sua frota


- cadastro dos pneus


Um sistema de informações com banco de dados atualizado, com todos os processos e informações relevantes e suas operações de gestão, são fundamentais para uma empresa de sucesso. Não controlar essas informações podem fazer com que decisões equivocadas e fora da realidade do negócio sejam tomadas.


Quanto mais detalhadas as informações sobre os pneus, mais eficiente será o seu controle. Para facilitar a uso deste recurso, alguns dados são muito importantes, como: modelo, dimensões, motivo de retirada, cadastro do chassi, chassi base e o número de identificação.


A partir deste cadastro a vida útil do seu pneu poderá ser controlada. Além disso, com o pneu cadastrado pode ser incluído em estoque a qualquer momento e ser direcionado para recauchutagem ou sucateamento.


- rodízio


O rodízio de pneus é uma prática que mantém no equilíbrio no desgaste, garante o bom funcionamento das peças e reduz o consumo de combustível.


Os pneus que incialmente foram designados para uma determinada posição, podem ser invertidos conforme o tipo de rodízio indicado para o tipo do veículo, melhorando o desempenho do seu veículo.


- treinamento de motoristas


Uma boa gestão de pneus também precisa estar alinhada com o público interno das empresas de transporte de carga, por isso o motorista é uma peça fundamental.


Os cuidados com os pneus e todo o veículo tem relação direta com quem está no volante. Então oriente seus motoristas a respeito de questões importantes como calibragem, frenagem e as condições das estradas, para poder evitar despesas.


- recauchutagem


A recauchutagem, ou reconstrução de pneus, é um processo de aproveitamento da estrutura mais resistente do pneu quando gasto.


Com a recauchutagem, você poupa cerca de 75% do nível energético e do nível de matéria prima, o que ajuda ao meio ambiente.


Por isso, faça a recauchutagem com empresas profissionais e especializadas e que possam garantir a qualidade dos serviços e caso tenha dúvidas sobre a segurança, não hesite em comprar pneus novos.


- atenção nas manutenções


Esse tipo de atividade garante a segurança dos veículos e dos condutores, mas devem ser realizadas de acordo com a demanda do serviço.


O pneu precisa de cuidados específicos, como calibragem, alinhamento e o balanceamento. Entretanto, você deve ter muito cuidado ao realizar essas funções, pois se elas forem executadas da maneira errada, pode prejudicar a frota e aumentar o consumo do combustível.


- software para controle de pneus


Um software de gestão para logística é uma solução para melhorar a suas tomadas de decisões e permite o controle total da sua frota. Ele vai lidar com todo o fluxo de documentos, além de garantir um controle financeiro.


O software de sistemas de gestão de frotas, traz diversas funcionalidades importantes para o setor de frota.


Faça uma pesquisa para encontrar um sistema que tenha recursos como: cadastro detalhado de pneus, cadastro de veículos e equipamentos, controle de rodízios, recapagens e reparo de pneus, cadastro de planos de manutenção e lubrificações, histórico de manutenção e emprego de peças, controle de registro de paradas, controle de abastecimentos, controle do consumo de combustível, relatórios de gestão.


É importante adotar um sistema que esteja alinhado as suas necessidades, e lembre-se de se manter atualizado com as inovações do mercado.


A gestão de pneus tem uma importância muito grande para manter qualidade e agilidade nos serviços prestados. Muitos consideram que o controle amplo da frota é mais prático e de fácil gestão, porém detalhar alguns aspectos pode ser um fator diferencial para a economia da sua empresa.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo