PNEUSCAR CONQUISTA MAIS UMA VEZ A CERTIFICAÇÃO ISO 9001-2015


Em 1984, situada em um pequeno galpão localizado na rodovia presidente Dutra, a Pneuscar deu início ao que veio a transformar-se em um grande empreendimento voltado às reformas de pneus.


A notoriedade que a empresa ganhou se traduz em uma área de aproximadamente 6.000 m², onde são realizados dos mais simples aos mais complexos serviços de reparação e recauchutagem de pneus, oferecendo aos seus clientes um tratamento diferenciado.


Com a meta de padronizar e otimizar a performance dos produtos, a pneuscar está sempre investindo em inovação, prezando por equipamentos modernos e uma mão de obra especializada.


Toda essa evolução nos serviços prestados está associada às participações dos dirigentes da empresa em feiras internacionais relacionadas ao segmento, trazendo para a organização as melhores técnicas disponíveis no mercado.


Tudo isso culminou no fato da pneuscar ter sido a primeira reformadora de pneus da América latina a ser certificada ISO 9001 e sai na frente, mais uma vez, ganhando novamente essa certificação e fazendo o up grade para a nova versão 2015 da norma, sendo a primeira do estado a ser acreditada no novo modelo.


Para entender o que isso significa, é necessário primeiro entender o que são os sistemas de gestão de qualidade (SGQ) e o certificado ISO 9001-2015 e como isso beneficia a pneuscar e seus clientes.


Sistema de gestão de qualidade


Antes de falarmos do sistema de gestão de qualidade em si, é preciso entender o que cada coisa é separadamente.


Ou seja, é preciso entender o que é um sistema e o que é gestão, e saber a relevâncias destes dois termos em conjunto.


Sistema é um conjunto de elementos, colocados juntos para se atingir um mesmo objetivo. Já a gestão é o ato de administrar de forma organizada.


Dessa forma, um sistema de gestão pode ser compreendido como um conjunto de elementos e tarefas que sirvam para gerenciar a empresa, ou algum setor dela.


Por sua vez, o sistema de gestão de qualidade abrange a parte voltada a qualidade do processo produtivo, como foco ainda na satisfação do cliente em relação aos serviços prestados pela empresa.


Ao entender o que é o sistema de gestão de qualidade, podemos passar para a explicação da sua relação com a certificação ISO 9001-2015


A certificação ISO 9001-2015


A ISO 9001-2015 é uma norma do sistema de gestão de qualidade (sgq), com reconhecimento internacional, sendo usada por diferentes organizações que procuram comprovar a sua capacidade em fornecer seus produtos e serviços que atendam todas as necessidades de seus clientes.


Além disso, a certificação ISO 9001-2015 possibilita a empresa testar o cumprimento de diversos requisitos legais para exercer suas atividades, sem falar do cumprimento de regulamentos específicos, tudo com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente através das melhorias de processos e avaliações de satisfação.


A norma ISO 9001-2015 aplica-se a toda e qualquer organização, sem levar em consideração seu tamanho, setor de atuação ou mesmo os produtos e serviços que disponibilizam.


Mas para conseguir uma certificação ISO 9001-2015, a empresa deve avaliar seus riscos e oportunidades, além de aplicar a abordagem Business Assurance do Irqa. Traduzindo, a empresa precisa garantir sua conformidade com as normas, focando na identificação de melhorias que possa aplicar e os principais riscos que corre em realizar mudanças significativas.


Na prática, o que isso significa para a pneuscar e seus clientes?


Os benefícios da certificação ISO 9001-2015


Dentre todos os benefícios que a certificação ISO 9001-2015 pode trazer, podemos citar:

  • Adoção de práticas aceitas internacionalmente, com reconhecimento da gestão de qualidade;

  • Abordagem de oportunidades e riscos de modo estruturado, aplicando melhorias em seu sistema;

  • Melhor avaliação a respeito do contexto organizacional, melhorando o pensamento conjunto da empresa em face aos riscos;

  • Melhor gestão da forma como interage com os fornecedores;

  • Melhorias aplicadas ao sistema de gestão, prezando pelo atendimento aos consumidores, clientes e quaisquer interessados nos serviços da empresa;

  • Aplicação de melhorias na qualidade dos produtos e serviços fornecidos, além dos processos que a empresa realiza, tudo para que a satisfação do cliente seja colocada em primeiro lugar;

  • Possibilidade de fidelização e retenção dos clientes;

Otimização da produtividade da empresa, de modo organizado, fazendo com que se reduzam os riscos e custos.


Seja para a própria Pneuscar, ou para seus clientes, o fato da empresa ter sido a primeira reformada de pneus da América latina a conquistar a certificação ISO 9001 mais uma vez, saiu na frente fazendo o up grade para a nova versão 2015 da norma, sendo a primeira do estado a ser acreditada no novo modelo, faz com que se exponha o comprometimento da empresa na satisfação do cliente através de um serviço de qualidade.


O certificado ISO 9001-2015 comprova a atenção que a pneuscar em colocar o cliente em primeiro lugar, trazendo inovação e melhorias para o setor de recauchutagem de pneus.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo