VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM E QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS PNEUS SEM CÂMARA DE AR?


Para pessoas sem muita experiencia no ramo, os pneus podem parecer todos iguais. Mas sejam eles de caminhão, ônibus, carros de passeio ou moto, esses itens são bem complexos. Dentro da enorme gama de marcas, modelos e tamanhos de pneus existente, um aspecto técnico merece sempre a maior atenção, levando em conta a segurança: a parte interior deles. No meio dessas diferenças que podem existir dentro de cada pneu, uma das mais importantes é se ele possui ou não uma câmara de ar.


Você pode identificar essa especificidade do pneu na sua lateral. Se ele estiver a palavra Tubeless, significa que é um pneu sem câmara de ar, enquanto Tubetype é o nome dado aos modelos mais tradicionais que possuem uma câmara.


Embora os pneus sem câmara de ar já estejam no mercado há mais de 30 anos e pneus que as utilizam hoje em dia sejam de uso e fabricação restritas, muitas pessoas ainda não sabem bem como eles funcionam e quais são suas vantagens. Inicialmente utilizado para automóveis mais leves, hoje eles são utilizados em qualquer tipo de veículo.


Como funcionam os pneus com câmara?


Os pneus que possuem câmara de ar são montados com anéis de travamento e não possuem vedação para suportar a pressão de ar. Esses anéis de trava são itens complicados, uma vez que cada marca possui seu anel correspondente e geralmente não podem ser utilizados em outros modelos. Quando manipulados por profissionais sem o treinamento adequado ou quando mal assentados, esses anéis podem até causar acidentes sérios.


As câmaras de ar mais antigas eram compostas de borracha natural, o que garantia sua elasticidade, mas era menos eficaz na manutenção da pressão de ar no pneu, o que exige calibragens muito mais recorrentes.


As câmaras de ar que são produzidas hoje em dia são feitas de material praticamente 100% sintético, o que aumenta a eficiência na retenção da pressão do ar, resolvendo o problema da calibragem recorrente, mas tem como ponto negativo uma elasticidade bem menor, o que a impede de ser montada mais de uma vez, pois ao ser inflada ela não terá a capacidade de voltar ao seu tamanho original.


Caso seja montada mais de uma vez, apareceram dobras e vincos que poderão provocar vazamentos com perda de pressão repentina, o que pode afetar a carcaça do pneu.


E quais são as vantagens do pneu sem câmara de ar?


Os pneus sem câmara de ar possuem uma camada interna chamada liner, uma fina camada de borracha que reveste todo o interior do pneu. Ela possui a finalidade de ser impermeabilizante e funciona como uma capa que garante maior retenção do ar, impedindo que o mesmo escape, tornando o uso da câmara desnecessário.


Além disso, a talão (as bordas do pneu que encostam no aro de roda), promovem uma área de contato maior com o aro, deixando uma folga muito menor entre eles, o que diminui ainda mais a chance de o ar escapar.


Resumindo, a grande vantagem dos pneus sem câmara é capacidade de reter melhor a pressão de ar dentro dos pneus, mesmo quando perfurados por algum objeto. Pneus com câmara quando furados, perdem toda a pressão no mesmo momento, já os que não a possuem resistem mais, dando tempo para que o motorista consiga chegar ao seu destino, ou a um local de conserto, por esvaziarem muito mais lentamente.


O pneu sem câmara garante segurança e estabilidade para os trajetos. É comum ao desmontarmos um pneu desse tipo identificarmos pregos e outros objetos na carcaça, que apesar de presentes não impediram o mesmo de continuar rodando. Já em pneus com câmara, basta apenas um prego simples para obrigar um caminhão ou ônibus a parar para realizar a troca imediata.


Além disso, os pneus sem câmara possuem outras vantagens significativas:


- Eles esquentam menos durante o uso, o que aumenta a eficiência e a durabilidade dos pneus;


- Possuem menos peças em sua montagem, deixando o pneu mais leve e mais barato;


- Requerem menor frequência de calibragem, já que possuem maior eficiência em reter o ar.


Os pneus sem câmara de ar apresentam vantagens significativas tanto para a segurança quanto para a estabilidade, durabilidade e economia dos pneus. Sempre que for comprar uma nova frota de pneus, leve em consideração essas informações.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo