8 DICAS PARA EVITAR O DESGASTE PRECOCE DOS SEUS PNEUS



Quando trabalhamos com veículos grandes como ônibus e caminhões não dá pra fugir: todo o investimento feito é muito caro. Seja a compra dos veículos, as revisões, o combustível, e claro, os pneus.


É muito comum esquecermos que além de um componente importante para a performance do transporte, ele é ainda essencial para a proteção de motoristas e passageiros. Os cuidados certos com os pneus, além de fazer com que durem mais tempo, impactando positivamente no bolso, ainda garante que você ou seus motoristas trafeguem com mais segurança.


Manter os pneus em boas condições é essencial para o bom desempenho de qualquer veículo. Para isso algumas medidas de prevenção à deterioração precisam ser tomadas. Por estarem em constante contato com asfalto e terra e expostos a variações de clima e temperatura, estão sujeitos a todos os tipos de danos, desde desgastes simples até impactos violentos que podem chegar a causar furos e estouros.


A falta de cuidados com os pneus pode aumentar o espaço necessário para a frenagem mesmo em pistas secas, a propensão a derrapagens laterais, a instabilidade em pistas molhadas pela falta de drenagem adequada e o risco de furos e cortes na banda de rodagem.


Pensando em ajudar você a cuidar melhor dos pneus da sua frota, listamos alguns pontos aos quais você deve dar atenção para evitar e diminuir o desgaste dos seus pneus. Confira:


1) Tenha todos os pneus do mesmo modelo


Poucas pessoas dão atenção a esse ponto, mas ele é extremamente relevante. Sempre precisar comprar ou trocar um pneu, procure por um que seja da mesma marca que os demais. Essa medida evita o desgaste ao manter o eixo equilibrado.


Marcas diferentes podem ser ter disparidades entre si e podem acabar deixando o veículo “torto”. Manter todos iguais garante o desgaste regular, segurança e o bom funcionamento do automóvel


2) Faça o rodÍzio de pneus


Realizar o rodízio dos pneus no seu veículo é uma forma muito eficiente de equilibrar o uso entre eles e garantir um padrão na vida útil. Ao invés de ter um pneu excessivamente gasto, você terá todos usados de maneira igual.


3) Fique de olho na calibragem


Mesmo sabendo o quanto isso é importante para manter a qualidade dos pneus, muitos motoristas e controladores de pneus acabam deixando passar. Estar com a calibragem correta faz com que o pneu rode o mais correto possível, evitando o desgaste.


Além disso, deixando seus pneus regulares você ainda economiza em combustível. Com a irregularidade, o atrito exige mais do automóvel, que acaba por gastar mais combustível para rodar.


4) Atenção ao alinhamento e balanceamento


Esse é outro cuidado simples que vai garantir o menor desgaste dos seus pneus, mas por serem práticas relativamente simples acabam ficando esquecidas por mais tempo do que deveriam. Dar atenção as reações do veículo como a tendência para virar para algum dos lados ou vibrar pode indicar a hora de conferir essas duas questões.


5) Dentro do prazo de validade


Pneus tem prazo de validade: 05 anos. Para contar essa data é preciso saber a data de fabricação do mesmo. Esse cuidado precisa ser tomado ainda na hora da compra, porque mesmo que não tenha sido utilizado, o prazo de validade é sempre o mesmo: 05 anos a contar da data de fabricação.


A data vem marcada por 4 algarismos na lateral de cada pneu. Os 2 primeiros indicam a semana de fabricação, enquanto os 2 restantes representam o ano. Um dos riscos de dirigir um veículo com pneu vencido é o de que ele se rompa ao virar uma curva, por exemplo, provocando acidentes graves.


6) Siga as recomendações do fabricante


Todos os veículos vêm com manuais indicando a melhor maneira de utiliza-lo. Nele também vem descrito qual o pneu certo a ser utilizado. Um pneu diferente do ideal, mesmo que seja pouco menor ou maior, pode comprometer a segurança e provocar o desgaste precoce nos pneus.


7) Oriente seus motoristas


Dar cursos e treinamentos constantes aos seus motoristas pode fazer uma diferença incrível. A direção também afeta enormemente o gasto dos pneus. Dirigir na defensiva, evitar freadas bruscas, manter a velocidade permitida, fugir de buracos, conhecer toda a legislação de trânsito evitando surpresas, calibrar corretamente os pneus, tudo isso pode ser ensinado a quem vai dirigir os veículos e proteger, não só motoristas e passageiros, mas também os pneus.


8) Faça o carregamento de forma correta


Caminhões que trabalham com transporte da carga já tem naturalmente um desgaste maior dos pneus, por isso é importante saber como carregar corretamente esses veículos. A carga não pode ser colocada de qualquer maneira dentro do caminhão, precisam estar distribuídas corretamente entre todo o espaço, evitando o sobrepeso de alguma parte especifica.


E lembre-se, nunca ande com peso desnecessário dentro do caminhão. Se não é necessário para a entrega ou para a viagem, deve ser retirado.


Tenha sempre em mente que agir preventivamente pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. Além da economia no bolso, dar atenção a esses detalhes ainda garante a segurança de milhares de pessoas que cruzam com seus veículos todos os dias. O lucro costuma morar nos detalhes.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo