ECONOMIA E SEGURANÇA: FAÇA O CONTROLE CORRETO PNEUS DA SUA EMPRESA



A manutenção de pneus deve ser uma das maiores preocupações de empresas que lidam com transportes e frotas. Além de serem itens caros, são essenciais para a segurança, já que pneus em más condições podem colocar a vida de motoristas e passageiros em risco.


Além da questão da segurança, a atenção aos pneus impacta diretamente nas finanças da empresa. Pneus bem cuidados são capazes de aumentar consideravelmente a quilometragem rodada em todos os veículos. Afinal pneu bom não é aquele que roda mais quilômetros, mas sim aquele que custa menos a cada quilômetro rodado.


Mesmo com toda essa relevância, a fiscalização constante da qualidade dos pneus nem sempre recebe a devida importância. Na maioria dos casos, as empresas até pensam e sabem sobre esses cuidados, mas na prática acabam por não realizá-los completamente.


À primeira vista alguns processos podem parecer caros ou demorados, mas num planejamento a longo prazo a importância, a economia e a segurança que eles geram para qualquer empreendimento é inegável.


Controle dos pneus


Manter um controle diário da frota é essencial para economizar e reduzir gastos. É importante acompanhar todos os processos pelos quais o pneu passa dentro da empresa como emparelhamento, calibragem, montagem, controle de estoque, entre outros.


Procure conhecer todo o ciclo de vida útil do pneu, de acordo com o seu seguimento, para prever prazos como realizar o rodízio, levar para a recauchutagem e até mesmo efetuar novas compras.


Se você ainda não possui esse controle, é imprescindível passar por uma fase de colheita de dados e geração de informações para fazer uma boa analise. É essencial ter paciência para colher esses dados com exatidão, pode ser necessário esperar a duração da vida útil de uma frota inteira para conhecer todos os seus detalhes.


Mas os frutos desse processo são os melhores possíveis. Com informações precisas é possível, por exemplo, identificar desgastes que estejam acontecendo antes da hora, decorrentes da má utilização dos pneus.


Com a constatação rápida desse tipo de problema é possível tomar atitudes para evita-los, como rever processo ou promover treinamentos e cursos para motoristas sobre a melhor maneira de preservar seus pneus.


Contratar um profissional?


Muitas empresas têm dúvidas sobre contratar um profissional exclusivo para essa função. Devido a importância dos pneus para o seu negócio e as vantagens que esse planejamento pode trazer, é uma ótima ideia contratar um controlador de pneus para a sua empresa.


O controlador de pneus é o profissional responsável por manter essa fiscalização em dia. Como falamos anteriormente, pode parecer caro, mas é, sem dúvidas um investimento que se paga a médio e longo prazo.


Ele será responsável por verificar e avaliar os possíveis desgastes nos pneus e acionar as áreas responsáveis, além de realizar estudos e analises dos motivos que estão levando a essa deterioração e como podem ser evitadas ou contornadas. Ou seja, cabe a ele visualizar as necessidades da frota e sugerir soluções, sejam elas de pessoal, equipamentos, recursos ou instalações.


Também é função do controlador de pneus avaliar fornecedores e recauchutadoras para indicar os que melhor se encaixam com as necessidades da empresa.


Recauchutagem


Trocar um pneu sempre que ele apresentar um defeito qualquer é economicamente inviável para empresas de qualquer porte. Como alternativas existem empresas que realizam a recauchutagem desses itens.


A recauchutagem ou reconstrução consiste em colocar uma nova borracha de piso em pneus gastos que ainda possuam a estrutura em boas condições. Como a deterioração da borracha, em geral, acontece tempos antes do restante da sustentação do pneu, essa é uma opção muito viável.


O processo de recauchutagem devolve a vida ao pneu gastando cerca de 30% do custo original e possui o rendimento, em quilômetros, semelhante à de qualquer pneu novo. É possível recauchutar pneus pesados e industriais de 2 a 3 vezes, chegando a 57% de redução de custo/km.


Outra vantagem da recauchutagem é que ela é amiga do meio ambiente. O processo diminui consideravelmente o consumo de petróleo e, toneladas de borrachas deixam de ser descartadas na natureza.


Agora que você tem todas essas informações, faça uma boa analise da sua empresa. Como anda o acompanhamento da qualidade dos seus pneus? Quais são os pontos onde você pode melhorar para garantir a redução de gastos sem abrir mão da segurança? Sua saúde financeira com certeza vai agradecer o esforço.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo