PNEUS-CONCEITO DA GOODYEAR OFERECEM UMA VISÃO DO FUTURO



- Tecnologias inovadoras de pneus são apresentadas no salão internacional do automóvel de genebra


- Conceitos “BHO3” e “Triple Tube” redefinem o papel que os pneus podem desempenhar dentro de alguns anos


Genebra, suíça, 3 de março de 2015 - dois pneus-conceito inovadores apresentados pela Goodyear tire & Rubber Company, nesta semana, no 85º salão internacional do automóvel de genebra, podem mudar radicalmente o papel dos pneus de automóveis no futuro.


Embora os dois pneus sejam conceituais, as tecnologias futuristas instigam a imaginação e dão uma visão das inovações práticas que podem estar a caminho.


O primeiro conceito - chamado "BHO3" - oferece a possibilidade de carregar as baterias de veículos elétricos, transformando o calor gerado pela rolagem dos pneus em energia elétrica. O segundo conceito - denominado "Triple Tube" - contém três tubos que se ajustam à pressão de enchimento dos pneus, em resposta às mudanças nas condições da estrada, oferecendo novos níveis de desempenho e versatilidade.


“Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro”, disse Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornem mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis.”


BHO3


Este pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando ele flexiona durante a rolagem em condições normais de condução do veículo. Os materiais utilizados otimizam a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência à rolagem.


À medida em que a demanda por carros elétricos cresce, esta tecnologia poderá contribuir significativamente para a solução dos desafios futuros de mobilidade.


Triple Tube


Este pneu tem três câmaras internas. As câmaras estão localizadas abaixo da banda de rodagem e perto das paredes interiores e laterais do pneu, bem como no centro. O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras individuais, ou tubos. O pneu se ajusta automaticamente - por conta própria - em três posições diferentes com base nas condições da estrada.


  • Posição ecológica / segurança: com a inflação máxima em todos os três tubos – oferece menor resistência à rolagem.

  • Posição esportiva: com a inflação reduzida dentro do tubo da parede interior - proporciona aos motoristas boa manobrabilidade em piso seco por meio de uma área de contato otimizada.

  • Posição de segurança em piso molhado: com a inflação maximizada no tubo central - oferece alta resistência à aquaplanagem por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu.

Embora estes pneus sejam conceitos para o futuro, Zekoski diz que eles representam um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear, incutindo uma mentalidade de futuro voltada para o mercado nas equipes de pesquisa e desenvolvimento da empresa.


"É mais importante do que nunca que nós nos mantenhamos firmemente enraizados em nosso processo de inovação voltado para o mercado, o que exige que foquemos e antecipemos as necessidades dos nossos clientes, que estão em rápida evolução", disse Zekoski.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo